Menos de 2 meses



Semana passada foi bem corrida pra mim. No mesmo dia tive que ir no consulado entregar meu pedido de visto, fui até o aeroporto saber se precisaria mesmo tomar a vacina de febre amarela e ver mais ou menos quantos rios de dinheiro vou gastar com a passagem. Vou explicar tudo que descobri nos lugares que fui aqui embaixo:

Visto: Por acaso, agendei pra fazer o visto justamente no dia da  paralisação nacional, mas acordei cedinho pra não ter problemas, fui até o cartório autenticar os documentos do PB-4 (assunto pro próximo post) e segui pro consulado, que aqui em Recife fica em Boa Viagem (na Av. Domingos Ferreira).

Por conta da paralisação nacional só tinha um atendente lá no consulado. Um português não muito simpático que sempre que terminava de atender alguém, saia pra fumar um cigarrinho e deixava todo mundo esperando pra ser atendido. Mas até que fui atendida antes do horário previsto (11h). Entreguei a montanha de documentos, autenticações e xerox que me pediram e fiquei ansiosa esperando o português conferir tudo.  Como eu não queria voltar no consulado novamente, a não ser pra buscar meu visto já prontinho hahaha, tava nervosa e fiquei mais ainda quando ele disse que algo tava errado com os documentos da minha tia (a pessoa que teoricamente vai me sustentar lá). A parte boa é que não tinha nada errado, eu que tinha esquecido de entregar a declaração do imposto de renda dela que tava em outro envelope. Entreguei o que faltava e fiquei tentando ser simpática com o portuga pra ver se ele me dava umas informações pra me acalmar:

- O visto sai em quanto tempo, mais ou menos?
-  Em um mês. Mas pode demorar até 45 dias (haha ok)
- É comum rejeitarem muitos pedidos de visto de estudante?  
-Não, e também não vejo porquê não aceitarem seu pedido, está tudo nos conformes (melhor português do mundo me acalmando. ele deu até um sorrisinho)
- Estou pensando em comprar minha passagem essa semana (eu disse, na tentativa de sondá-lo sobre o prazo de entrega do visto)
- É,se seu visto não sair a tempo ou não for autorizado, você vai a passeio (ele respondeu num tom malvado com um sorriso no final).


Anvisa: Recebi um e-mail da UC falando que eu precisaria tomar a vacina contra Febre Amarela antes da viagem e pegar o cartão de vacina internacional na Anvisa (aqui em Recife tem uma sede no Aeroporto e outro no Forte das 5 Pontas).

Bom, fui logo na Anvisa pra me informar, mas devia ter procurado algo na internet antes porque já poupava tempo. No site da Anvisa dá pra encontrar as vacinas que a pessoa deve tomar de acordo com o destino da viagem, além de fazer um pré-cadastro que é necessário pra ser atendido lá no aeroporto. Feito esse cadastro, você deve ir a um posto de saúde e tomar a vacina antes de ir na Anvisa, pq lá eles só vão validar a vacina que você tomou e passar pro seu cartão internacional de saúde.

O bom de ter ido lá no aeroporto é que a moça que me atendeu (super simpática) disse que pra Portugal não está sendo exigido nenhum tipo de vacinação, mas que como é comum os intercambistas não ficarem só no lugar onde vão estudar , e sim conhecer os países mais próximos, é bom tomar a vacina de Febre Amarela e de Tétano.

Passagem: A única coisa que descobri até agora é que preciso comprar logo essas passagens e que tá tudo muito caro por causa da alta temporada lá em Portugal. Também me disseram que é possível comprar as passagens com desconto em agências de intercâmbio (é só mostrar a carta de aceitação da universidade estrangeira). Vou apurar essas informações ainda essa semana e se tudo der certo pretendo comprar as passagens pra ir dia 15 de setembro.

Bom, é isso. Menos de 2 meses pra viagem e a lista de coisas pra fazer nunca diminui hahaha. Quando a gente pensa que tá tudo ok, sempre aparece alguma coisa não tão fácil de fazer.  Meu foco agora está na compra das passagens. Espero ter algo pra falar sobre isso logo.

Beijos,
Thaís






0 comentários:

Postar um comentário